Batidos para emagrecer e “smoothies” de substituição de refeição podem parecer uma maneira fácil de baixar alguns quilos e aproveitar os seus desejos, mas não são projetados a longo prazo. Aqui olhamos para os prós e contras da perda de peso.
Os batidos de perda de peso, também chamados substitutos de refeições líquidas, são bebidas controladas por calorias que substituem uma ou mais refeições, ou snacks como parte de um programa de emagrecimento.
“Eles têm um número fixo de calorias, geralmente 160 a 290 calorias por batido, e contêm nutrientes chave encontrados numa refeição ou lanche saudável”, diz Linda Delahanty, M.S., R.D., nutricionista chefe e diretora de nutrição e pesquisa comportamental no Centro de Diabetes do Hospital Geral de Massachusetts. Os batidos de perda de peso geralmente consumidos incluem SlimFast, Medifast, Atkins e HMR.
Melhor Maquina para Batidos para Emagrecer
Os prós dos batidos para emagrecer.
Batidos para emagrecer são usados em programas de perda de peso porque são controlados por porção e convenientes.
“Usar batidos para emagrecer ajuda a simplificar as decisões que precisa de tomar sobre o que comer e pode reduzir o tempo necessário para preparar refeições”, diz Delahanty.
Os batidos para emagrecer também funcionam a curto prazo. “As pessoas que usam estes alimentos controlados por porção para substituir duas refeições por dia podem perder cerca de 50% mais peso do que aqueles que não usam”, diz Delahanty.
Isto porque os batidos fornecem menos calorias do que o que alguém normalmente consumiria numa refeição. “Um défice calórico, independentemente de como é alcançado, pode estimular a perda de peso, e muitos indivíduos acreditam que substituir refeições e/ou snacks por para emagrecer permite-lhes fazer isso”, diz Cara Harbstreet, M.S., R.D., L.D., da Street Smart Nutrition.
Um estudo de 2018 descobriu que os batidos para emagrecer podem levar a mais perda de peso do que uma refeição com o mesmo número de calorias. Quando os indivíduos obesos substituíram todas as suas refeições por batidos para emagrecer durante três semanas, perderam mais do dobro do peso que homens e mulheres obesas que consumiam o mesmo número de calorias, mas através de alimentos. Aqueles que beberam os batidos também reduziram os desejos de comida. Os batidos para emagrecer também podem ajudar os indivíduos com diabetes tipo 2 a perder peso.
Jenn LaVardera, M.S., R.D., proprietária da Hamptons RD,diz: “Os batidos podem ser benéficos para a perda de peso a curto prazo, porque ajudam no controlo de calorias, enquanto fornecem todos os nutrientes essenciais de que o seu corpo precisa.”
No entanto, embora possam ser usados para ajudá-lo a emagrecer rapidamente, LaVardera diz não esperar manter a perda. “Quando para de beber os batidos, é provável que volte aos seus velhos hábitos alimentares e ganhe peso de volta”, diz.
A perda de peso funciona a longo prazo?
Se consumir batidos para emagrecer para o resto da sua vida, poderá conseguir suportar a sua perda de peso a longo prazo. O problema é que a maioria das pessoas não vive com estes batidos para sempre. As pessoas voltam a comer comida de verdade assim que o seu programa de perda de peso ou dieta acaba.
“Os batidos para emagrecimento não oferecem uma solução a longo prazo porque geralmente não são sustentáveis por mais de alguns meses”, diz Harbstreet.
Isto porque tiram a diversão e o prazer de comer, diz Kara Lydon, R.D., L.D.N., R.Y.T, conselheira de comida intuitiva e blogger na Foodie Dietitian. “Muitas vezes esquecemo-nos que a comida é para ser agradável; é o que nos ajuda a sobreviver como humanos. Imagine se a comida não fosse agradável. Provavelmente não seríamos tão compelidos a comer para sobreviver. Com o tempo, as pessoas vão começar a procurar o prazer da comida novamente porque não vão obtê-lo de um batido para emagrecer.”
A pesquisa mostra que a recuperação de peso é um problema depois da maioria, se não todos, programas de dieta. Isto deve-se a respostas biológicas e hormonais que aumentam o apetite, alteram o metabolismo e promovem o ganho de peso. “Um artigo de investigação que analisou mais de 30 estudos sobre dieta concluiu que a dieta é, na verdade um preditor do ganho de peso”, diz Lydon.
Isto pode parecer assustador, mas não tem de ser tudo ou nada. “Usar um batido de emagrecer por dia pode ajudar a manter o peso que perdeu a longo prazo ou ser uma ferramenta para ajudar a concentrar-se na perda de peso se recuperar algum peso ao longo do tempo”, diz Delahanty.
Os batidos de emagrecimento podem ser uma das muitas peças na sua caixa de ferramentas nutricionais para ajudá-lo a manter um peso saudável ao longo do tempo. Rastrear a ingestão de alimentos, pesar regularmente e fazer exercício são outras ferramentas que se revelaram eficazes para ajudar as pessoas a manter o peso, a longo prazo.
A desvantagem dos batidos para emagrecer.
Além de não ser sustentável a longo prazo, há outras desvantagens em beber batidos de emagrecimento.
“A restrição severa nas calorias pode criar efeitos colaterais não intencionais, como a ingestão sub-ideal de certos nutrientes, o metabolismo lento e a perda de conexão com a fome ou sinais de saciedade”, diz Harbstreet. “A natureza líquida desta dieta também pode remover fibras, potencialmente alterando a saúde intestinal ou criando uma alimentação menos recheada, ou, neste caso, por ser bebível.” A fibra ajuda a aumentar a saciedade e pode ajudar na gestão do peso a longo prazo.
Os batidos para emagrecer também podem deixar as pessoas numa dieta que vê alimentos como bons ou maus e sentir-se culpada por comer alimentos maus. Isto conduz frequentemente a um ciclo de restringimento alimentar, o “bingeing” e, em seguida, restringir novamente. Também não o prepara para o mundo real. O que pede quando come num restaurante? O que come numa festa se não se tem batido? Dificulta a transição dos batidos de emagrecer para alimentos sólidos.