Quando surge uma necessidade premente ou uma oportunidade de investimento irrecusável, mas não temos o financiamento exigido, a maior parte de nós acaba por confiar a resolução deste problema na mão de um crédito pessoal ou de um cartão de crédito.
Contudo, tal como acontece numa qualquer tomada de decisão que envolva a contratualização de um produto financeiro, antes de pedir devemos equacionar alguns cenários e responder a uma série de questões.
10 perguntas que deve fazer antes de pedir o seu cartão de crédito
Se se encontra nesta posição, tome nota de 10 perguntas, e respetivas respostas, que deve fazer antes de pedir o seu cartão de crédito.
1ª Preciso mesmo de um cartão de crédito?
Esta deve ser a primeira pergunta que coloca. Não é apenas no processo de contratação de um cartão de crédito que esta questão deve surgir, mas sim em todas as compras e produtos financeiros que pretende contratualizar.
Pense se necessita realmente do financiamento através de um cartão de crédito e se será capaz de cumprir com os pagamentos.
De forma a ajudá-lo nesta tarefa, pode utilizar a fórmula da taxa de esforço (Encargos financeiros com as prestações de crédito / Rendimento Líquido Total do Agregado x 100) que lhe dará a conhecer o peso dos créditos no seu orçamento familiar.
2ª Que tipos de cartão de crédito existem em Portugal?
Em Portugal, os consumidores têm acesso a uma grande variedade de cartões de crédito.
Entre os mais comuns encontram-se os cartões de crédito com cashback que oferecem uma percentagem que varia entre os 1% e os 3% daquilo que se gasta com ele de volta no mês seguinte.
Existem, igualmente, cartões de crédito que ao cashback oferecem ainda descontos e pontos que podem ser gastos em compras variadas nos parceiros da instituição bancária que emitiu o cartão.
Para além destes, os consumidores também têm acesso a cartões de crédito premium que apresentam, entre outras coisas, condições de acesso mais seletivas, plafonds mais alargados e tratamento VIP no atendimento.
3ª Qual a diferença entre um cartão de crédito e um cartão de débito?
Enquanto um cartão de crédito permite que o consumidor faça compras, pagamentos e levante dinheiro com recurso a um plafond que terá de ser pago de volta num determinado prazo, o cartão de débito também serve para fazer compras, pagamentos e levantamentos de dinheiro, mas, ao contrário do cartão de crédito, está associado a uma conta à ordem da qual é o valor gasto ou levantado é descontado não existindo lugar a qualquer pagamento à instituição, para além da manutenção de conta e a anuidade do cartão (no caso de existir).
4ª Qual a diferença entre um cartão de crédito e um crédito pessoal?
Apesar de implicar o reembolso das quantias gastas e permitir a compra de produtos e serviços, existem diferenças assinaláveis entre um cartão de crédito e um crédito pessoal, a começar pelos valores em causa e no fim a que se destinam.
Enquanto um cartão de crédito oferece valores relativamente baixos que podem ou não estar limitados por um plafond, o crédito pessoal oferece valores que podem ir até um máximo de 75 mil euros sendo utilizado para a aquisição de produtos e serviços que envolvam quantias mais avultadas, como a compra de um carro ou a remodelação de uma casa.
Para além disto, os pagamentos num crédito pessoal são programados e fixos, enquanto no cartão de crédito podem variar de acordo com o valor gasto mensalmente.
Importante, consoante estas diferenças, entender em que situações deve ser solicitado o cartão de crédito e o crédito pessoal.
5ª Quais são as taxas de juro de um cartão de crédito?
Em Portugal, um cartão de crédito tem uma TAEG (Taxa Anual Efetiva Global) de 16%, o que significa que no caso de ter de pagar juros, irá pagar 16€ de juros por cada 100 euros de crédito.
6ª Qual o prazo de reembolso de um cartão de crédito?
Depois de gasto o dinheiro, tem, em média, 20 a 50 dias para reembolsar a instituição financeira do cartão sem que tenha de pagar juros.
7ª Que vantagens me pode oferecer um cartão de crédito?
Para além do cashback que nos permite receber uma percentagem que pode variar entre os 1% e os 3% do dinheiro que gastarmos em compras com o cartão, um cartão de crédito pode dar-nos acesso a descontos em combustíveis e eletrodomésticos, pontos que valem prémios, possibilidade de fracionar pagamentos e 20 a 50 dias de financiamento sem juros.
8ª Como escolher o cartão de crédito que melhor satisfaça as nossas necessidades?
Para escolher um cartão de crédito, é importante que compare as diversas propostas existentes no mercado português.
Taxas de juro, existência de oferta de cashback, oferta da anuidade, oferta de descontos e pontos, etc., são os pontos mais importantes a comparar.
9ª Como contratar um cartão de crédito?
Além de poder deslocar-se a um balcão de instituição bancária e efetuar o seu pedido de contratualização de cartão de crédito, existe hoje em dia a possibilidade de o fazer online de forma mais rápida e menos burocrática.
10ª Como contratar um cartão de crédito online?
Caso pretenda fazer uso dos meios digitais para contratar um cartão de crédito online, basta abrir o browser do seu PC ou smartphone e digitar “cartão de crédito online”, “cartão de crédito na hora” ou “cartão de crédito rápido”.
Após esta ação, irão aparecer uma série de ofertas, entre elas uma das mais competitivas do mercado: o cartão de crédito do UNIBANCO, marca da UNICRE – Instituição Financeira de Crédito, S.A., conhecida e reconhecida pelo seu papel no sistema financeiro português ao longo dos últimos quarenta anos.
Entre outras coisas, este cartão de crédito sem anuidade vem com oferta de cashback que lhe vai permitir receber até 200 euros durante os primeiros 12 meses daquilo que gastar, valor que receberá de forma mensal, fracionamento dos pagamentos em 3x sem juros (acima dos 300€), acesso a entre 20 a 50 dias de crédito sem juros e descontos exclusivos numa rede de parceiros de turismo, gastronomia, serviços e bem-estar.
A todas estas vantagens, soma-se ainda uma outra: a possibilidade de contratar o seu cartão de crédito online na hora.